Depois de lermos as postagens e dicas abaixo, surge em nós a pergunta. Como trabalhar esse conteúdo em sala de aula?
Veja a nossa proposta de como poderemos levar essa concepção de gramática á sala de aula.
Ao levar
essa nova concepção de gramatica a escola, deve-se primeiramente trabalhar
junto aos alunos, as classes fechadas e abertas, explicitando de acordo com os
três critérios: Semântico, Morfológico e Sintático, onde ocorre o maior ou
menor funcionamento das definições. O aluno tendo o conhecimento sobre a
definição poderá ver as divergências dessas teorias nas praticas de analise. Propomos
aos professores levar as musicas abaixo e outras que explicitam cada classe
gramatical, tanto as abertas quanto as fechadas. Propor um trabalho entre os
alunos que apresentem essas classes na visão dos três critérios, e explicarem
quais, na opinião deles, são mais coerentes e o que os levaram a chegar nesta
conclusão.Após
trabalhar com os alunos sobre as classes e as definições nos três aspectos,
pode se abordar a morfossintaxe, apresentarem aos alunos e explicar o que são
os sintagmas, quais são os sintagmas, como identificamos todos os sintagmas,
quais são os núcleos de cada sintagma. O aluno tendo o conhecimento prévio
sobre os sintagmas ficará mais compreensível, quando o professor apresentar a árvore
arbórea. Ressalto que neste primeiro momento, o professor deve focar nos
sintagmas nominais e preposicionados, para que eles treinem o reconhecimento
deste sintagma, suas estruturas e funcionalidades, para que possa progredir de
forma eficaz, já que nos demais sintagmas a presença deste será fundamental,
como nos sintagmas preposicionados.Após os
alunos terem já conhecimento sobre essas classes, e o professor explicar a
importância da árvore arbórea e a sua estrutura, é interessante o professor já
iniciar com os alunos os exercícios de aplicação sobre essa matéria, para que
eles tentam construir suas próprias arvores. Quanto o professor analisar que o aluno já tem uma facilidade em construir as árvores e fazer as comutações, poderão prosseguir aos proximos sintágmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário