domingo, 4 de novembro de 2012

TRABALHANDO EM SALA DE AULA!

Olá Pessoal.

Depois de lermos as postagens e dicas abaixo, surge em nós a pergunta. Como trabalhar esse conteúdo em sala de aula?

Veja a nossa proposta de como poderemos levar essa concepção de gramática á sala de aula.


Ao levar essa nova concepção de gramatica a escola, deve-se primeiramente trabalhar junto aos alunos, as classes fechadas e abertas, explicitando de acordo com os três critérios: Semântico, Morfológico e Sintático, onde ocorre o maior ou menor funcionamento das definições. O aluno tendo o conhecimento sobre a definição poderá ver as divergências dessas teorias nas praticas de analise. Propomos aos professores levar as musicas abaixo e outras que explicitam cada classe gramatical, tanto as abertas quanto as fechadas. Propor um trabalho entre os alunos que apresentem essas classes na visão dos três critérios, e explicarem quais, na opinião deles, são mais coerentes e o que os levaram a chegar nesta conclusão.Após trabalhar com os alunos sobre as classes e as definições nos três aspectos, pode se abordar a morfossintaxe, apresentarem aos alunos e explicar o que são os sintagmas, quais são os sintagmas, como identificamos todos os sintagmas, quais são os núcleos de cada sintagma. O aluno tendo o conhecimento prévio sobre os sintagmas ficará mais compreensível, quando o professor apresentar a árvore arbórea. Ressalto que neste primeiro momento, o professor deve focar nos sintagmas nominais e preposicionados, para que eles treinem o reconhecimento deste sintagma, suas estruturas e funcionalidades, para que possa progredir de forma eficaz, já que nos demais sintagmas a presença deste será fundamental, como nos sintagmas preposicionados.Após os alunos terem já conhecimento sobre essas classes, e o professor explicar a importância da árvore arbórea e a sua estrutura, é interessante o professor já iniciar com os alunos os exercícios de aplicação sobre essa matéria, para que eles tentam construir suas próprias arvores. Quanto o professor analisar que o aluno já tem uma facilidade em construir as árvores e fazer as comutações, poderão prosseguir aos proximos sintágmas.

Até mais!!!

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