Como foi dito anteriormente, objetivo do nosso blog é trazer as atualizações teóricas na área da (morfo)sintaxe, tendo por base as orientações da Gramática Gerativa Transformacional, de Noam Chomsky, e propor reflexões para seu ensino em salas de aula do ensino médio.
Para começar nossas reflexões falaremos da estrutura da frase. Conforme Koch & Silva (1996), “toda frase de uma língua consiste em uma organização, uma combinação de elementos lingüísticos agrupados segundo certos princípios, que a caracterizam como uma estrutura”. Ainda segundo as autoras citadas, por trás da aparente diversidade que pode haver entre as tantas frases da língua, todas obedecem a princípios de organização interna bem definidos.
Para evidenciar esta estrutura de que nos falam as autoras, temos de decompor a frase/oração em unidades menores, e substituir estas unidades, por aquelas equivalentes, que desempenham a mesma função. Este procedimento denomina-se comutação.
Ex: Maria está na casa da vizinha.
Você fará o relatório como a professora pediu.
Aquela menininha de cabelo loiro gosta de doce de leite.
Estes subconjuntos, são blocos significativos e possuem equivalência entre si, pois a troca de um pelo outro, não destrói a integridade das orações, como demonstraram os exemplos. A estes blocos, ou unidades significativas, chamamos sintagmas.
Os sintagmas são compostos de um ou mais termos que possuem ordem e interdependência. Constituem-se de um núcleo (que sozinho pode formar o sintagma) e outros elementos que a ele podem se subordinar.
Como aponta Sautchuk (2004), na hierarquia gramatical de unidades lingüísticas, os elementos imediatamente inferiores à oração são os sintagmas, não as palavras:
Morfema à Palavra à Sintagma à Oração/ Frase à Texto
Sintagma Nominal
O Sintagma Nominal (SN) tem por elemento nuclear e obrigatório um nome, ou dito de outra forma, uma palavra substantiva. Juntamente ao núcleo operam facultativamente elementos determinantes e modificadores.
O Sintagma Nominal (SN) tem por elemento nuclear e obrigatório um nome, ou dito de outra forma, uma palavra substantiva. Juntamente ao núcleo operam facultativamente elementos determinantes e modificadores.
Ou de um advérbio, pois este possui também, função modificadora como a estrutura anterior:
Nos próximos posts, iremos conhecer os demais sintagmas (adjetival e Verbal), suas funções e analisar como constituem os períodos oracionais simples.
Até mais!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário